Um passo importante relativo à infraestrutura e à segurança foi dado nesta semana, quando a prefeitura anunciou o investimento de R$ 1,2 milhão para melhorar a iluminação pública da área do Distrito Criativo Centro-Gare. Serão 25 ruas e duas avenidas (Rio Branco e Itaimbé) contempladas. Ao todo, 534 pontos de luz receberão melhorias na região do centro histórico e arredores, e o projeto prevê a troca de 100% deles. Conforme o Executivo, o foco será no espaço de mais de 90 hectares, que reúne a maior parte do patrimônio histórico e cultural de Santa Maria.
A licitação será aberta no dia 30 de setembro, e a contratada terá 120 dias para iniciar e finalizar o trabalho. Os recursos são do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Cada vez mais fica perceptível o movimento feito pela prefeitura em investimentos para o distrito criativo. A administração Jorge Pozzobom (PSDB) tem aportado recursos financeiros e investido em iniciativas para impulsionar o projeto. A melhoria na iluminação se soma a outras propostas em andamento, como a revitalização da Gare, empreendimentos na Vila Belga, revitalização da Avenida Rio Branco, pintura e melhorias no prédio da SUCV e andamento da proposta de revitalização da Praça Saldanha Marinho, entre outras.
O perímetro dentro do qual está o Distrito Criativo Centro-Gare vai dos trilhos da Estação Férrea, ao norte, até a Praça Saldanha Marinho, ao Calçadão e a um trecho da Rua Doutor Bozano, ao sul. Ainda segue do Parque Itaimbé, a leste, até as ruas Serafim Valandro, Ernesto Beck, Amelia Rodrigues e Floriano Peixoto, a oeste da cidade.
POSTES ORNAMENTAIS
Ressalta-se que os postes em estilo clássico, na Rio Branco e na Vila Belga, não serão contemplados, já que muitos deles estão danificados por conta de furtos de fios. Segundo a prefeitura, o Instituto de Planejamento trabalha em outro projeto voltado à recuperação dos postes ornamentais daquela região.
Leia todos os colunistas